O servidor de AtlasFT tem seu dinheiro baseado em diamantes. A moeda ÐinCoin é simplesmente diamantes que foram divididos em unidades mais convenientes. Cada ÐinCoin existente foi gerado de um diamante que um jogador desenterrou e converteu em dinheiro ou por recompensa, em valor reduzido, ao matar criaturas hostis.

Moeda Antiga do Atlas (Ainda é possível encontrar com jogadores que emitiram esse antigo padrão de moeda) Textura feita por: felipeazambuja
Moeda do Reino do Atlas, novo padrão feito por FITFC que é o presidente do Banco Autônomo do Atlas
Valendo desde 06/05/2023 – Portaria do Banco Autônomo, N° 01/23 – AtlasFT

Criando dinheiro:
Os jogadores podem converter diamantes em ÐC 1.000 por diamante. (Pode usar abreviado: /vender dima)

Para vender todos os diamantes em seu inventário: /Vender diamante

Para vender 10 diamantes e receber ÐC 10.000, use este comando: /Vender diamante 10

Para vender todos os diamantes, exceto 3 que você queira manter utilize: /Vender diamante -3

Atualmente não existe um comando para converter o dinheiro de volta em diamantes, mas geralmente é fácil encontrar um jogador que esteja disposto a lhe vender diamantes

Pra cada ÐC 1.000 você pode comprar 100 blocos² de reivindicação, ou seja 1 bloco custa ÐC 10.

Envia dinheiro para outro usuário: /pagar jogador Valor

Veja quanto dinheiro você tem: /saldo (Ou /bal)

Veja quanto dinheiro outra pessoa tem: /saldo jogador (Ou /bal jogador)

Lista de usuários classificados de acordo com a quantidade de dinheiro: /ricos (Ou /baltop):

Papel-Moeda:

Também é possível obter papel-moeda e fazer trocas com outros personagens ou utilizar de tal meio para fazer uma reserva para outros jogadores não poderem visualizar sua riqueza real, papel-moeda é segura e tem como diferencial a “Ð$” como reconhecimento do papel-moeda e da onde é a origem, no caso quem emitiu tal cédula de dinheiro.

O valor mínimo para a criação do papel-moeda é de Ð$ 10,00 até o infinito
Como conseguir pegar o papel-moeda é bem fácil, basta utilizar do comando

/converter ValorEmNúmeros

História do ÐinCoin:

O ÐinCoin atual inicialmente tinha o nome de Ðiamantes, pois é uma moeda baseada no item diamante do jogo, porém isso acabou causando certa confusão entre os jogadores a respeito do nome da moeda, e com isso acabou sendo renomeado para ÐinCoin, o nome foi escolhido pela própria comunidade de jogadores numa votação no Discord, hoje é a moeda oficial do servidor Minecraft, ela é uma moeda que se baseia no diamante para ter um valor e maior estabilidade e confiabilidade como moeda, é um ativo volátil pois só depende dos próprios jogadores para conter a inflação da moeda.
A moeda também pode ser obtida em matar monstros hostis, isso é explicado mais abaixo na parte de inflação, continue lendo para entender.

Moeda Baseada em Diamante:

O motivo de termos escolhido o diamante e não outros minérios que é disponivel no jogo, é simplesmente para existir o Proof of Work (POW), ou seja, o jogador precisará minerar para conseguir obter a moeda de forma mais fácil.
Dessa forma toda grande quantidade de dinheiro gerado passou por esforço do jogador para obter diamantes e vende-los ao sistema, isso torna a moeda mais confiável para ser utilizada em reivindicações, trocas e negócios com outros jogadores.
Isso também evita que haja uma geração de moeda sem freio, ou muito fácil de gerar grandes quantidades de dinheiro.

A inspiração para a criação do proof of work, deriva de um mecanismo chamado Hashcash, desenvolvido pelo criptógrafo britânico Adam Back, em 1997. O objetivo desse mecanismo era combater o envio de e-mail em massa, isto é, os spams. – Texto retirado de: Investidor Sardinha

A grande inflação do servidor:

Apesar de ser uma moeda que hoje é estável no ponto de vista econômico, essa moeda virtual já sofreu inflação ocasionado por um erro administrativo em tentar implementar o BitCoin como forma de investimento dentro do servidor, isso na época fez inflacionar algo na casa dos ÐC 33.000.000,00
porém os jogadores ao quais conseguiram se beneficiar, nunca jogaram tal liquidez de volta a economia interna, então esses jogadores responsáveis, eles ficaram como a contenção dessa inflação que ocorreu, eles guardam esses ativos até hoje, mais não fizeram esse dinheiro circular, eles são os beneficiados (Não intencional), de qualquer maneira, não podemos negar que o efeito Cantillon já aconteceu.

O que é o Efeito Cantillon?

Em resumo, o Efeitos Cantillon alega que a impressão de moeda cria uma inflação desigual, beneficiando determinadas pessoas que possuam “proximidade com a criação de moeda”.
Na prática, como a inflação destrói o valor da moeda com o tempo, quanto mais cedo você tem acesso a essa moeda, mais beneficiado será.

Inflação ainda existe?

Sim, inflação ainda existe nessa moeda ao matar mobs hostis, o servidor lhe bonifica com uma quantidade muito pequena de moeda para incentivar o jogador a continuar matando os monstros, porém isso faz com que a inflação exista a um nivel muito menor.
Essa reserva fracionário de moeda que é injetada em baixa escala é gerada sem nenhuma base real de diamante, ou seja, puramente dinheiro sendo gerado do nada.

Gráfico sobre a inflação da moeda

Gráfico da inflação do servidor. (Reformulado por Victor Fernoli)